29 de abril de 2015

NÃO ESTAMOS LIVRES DO SOFRIMENTO

Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura, como ao que teme ao juramento.

( Eclesiastes 9:2)

É lógico que a vida não é feita apenas de coisas ruins. Temos nossos momentos de grande alegria e isso nos faz pessoas felizes. Mas, de uma forma ou de outra, o que talvez nos deixe mais impressionados são os momentos ruins com os quais temos contato.

Nos últimos anos questionei Deus pela morte do Padre Léo, fiquei muito mal com a história daquela mãe que recebeu a notícia do filho com leucemia e, igualmente mal com o sofrimento de vida de uma grande amiga, que lutou e perdeu a batalha contra um câncer.

Em comum, essas pessoas tinham o fato de serem pessoas de Deus.

Aí vêm as inevitáveis perguntas: De que adianta crer em Deus? Que vantagem a gente leva por estar comprometido com Sua obra, se essas coisas vêm sobre nossas cabeças e fazem a gente sofrer?

Salomão escreve logo no início do capítulo 9 de Eclesiastes que tudo acontece igualmente a todos, sejam coisas boas sejam coisas ruins. Dá para perceber também que Salomão fica um pouco decepcionado com isso, pois não acha justo que um homem de Deus não seja tratado por Ele de maneira diferente.

Assim como Salomão, eu também às vezes não entedia o porquê de sermos tratados todos de maneira igual por Deus. Foi difícil entender que a justiça pertence a Ele e não a nós. O fato é que, independente de estarmos comprometidos com o reino de Deus, isso não nos livra das coisas que acontecem nesse mundo, ou seja, não estamos livres de crise financeira, de problemas sérios de saúde, etc. Desse modo entendemos que o sofrimento é próprio dos homens, que estamos todos na mesma condição de igualdade na dor. Todos, indistintamente, sofremos os revezes da vida; as decepções, as frustrações e os descompassos da nossa existência.

Lendo o Texto Sagrado, vemos em João 16:33 uma afirmação de Jesus que devemos considerar: “Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Em Salmos 34:19 – Davi afirma assim: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.”

Mas, e aí! Qual a resposta para os nossos questionamentos?

Primeiramente é bom saber que nosso sofrimento não é castigo por conta dos nossos pecados. Não, não é castigo. O sofrimento causado pelos nossos pecados é um sofrimento que escolhemos ter. Pecamos e sofremos por nossa própria opção. Deus não tem culpa disso. Muito pelo contrário; Deus, todos os dias pela manhã, nos mostra Sua misericórdia entregando-nos uma folha em branco para que comecemos a escrever a nossa história a partir do zero, livres dos pecados do dia anterior.

Em segundo lugar, está a nossa concepção de vida e morte. Se entendermos que Deus guarda para nós sempre o melhor, então a eternidade ao seu lado deve ser muito melhor que a vida aqui na Terra. Dessa forma, o sofrimento da morte não deveria ser visto como sofrimento. Existem culturas no nosso planeta que festejam esse acontecimento.

Por último, creio que não devamos ver a vida como só nós existíssemos. Quantas vezes presenciamos testemunhos de pessoas que, no seu sofrimento, nos fizeram mais motivados. Então, é difícil explicar isso, mas, às vezes, o nosso sofrimento, se nos causa dor, aos olhos de Deus ele é necessário para que outras pessoas parem de sofrer ou vejam a vida de forma diferente.

Mas, finalmente, qual a resposta aos nossos questionamentos? Que vantagem levamos em sermos pessoas de Deus?

Você pode até não concordar com isso, mas a vantagem é que, no sofrimento inevitável, nunca estaremos sozinhos. Teremos sempre alguém com quem dividir a nossa dor.

Tio Valter

Convidamos a Todos

Os Sábados às 16:00 -PM louvar em nosso Pós Encontro que é a continuação do Encontro de Jovens Com Cristo, venha também fazer parte do Ministério do Encontro de Jovens Com Cristo "Ministério da Alegria". (Se você toca ou cante procure o Dirigente do pós encontro).
Além do Pós Convidamos a você a vir na Missa dos jovens aos domingos ás 11:30 AM , e caso queira poderá nos ajudar na Liturgia da Missa, participe das atividades da paróquia procure-nos.

Nossa Tecnologia

Você e muitos correm contra o tempo ? Mas como está seu tempo para as coisas de Deus ? Então tenha este tempo na palma da mão, baixe o aplicativo direto no seu celular ou Tablet com as principais noticias, curiosidades,fotos do que acontece no Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia Santíssimo Sacramento.