
A palestra começou com o tio Paulo Guedes contando sobre um fato que mudou a vida dele: um assalto que aconteceu com ele e os militares quando estavam servindo, no qual foi ferido com 7 tiros que o levaram urgentemente ao hospital. Durante 2 anos a família sofreu com um processo que parecia não terminar, de saída e volta dele ao hospital, a todo instante. Em todo esse tempo, toda a família lutou pela recuperação dele, e nunca perdeu a fé e principalmente a esperança e confiança de que Deus estava no comando de tudo. A oração foi o principal quesito para que ele fosse colocado nas mãos de Dele e ficasse melhor, pois todos que estavam próximos à família, começaram a fazer uma corrente de orações, sempre intercedendo pela saúde do Paulo e pedindo por sua melhora. E o mais emocionante, foi que todo o tempo que ele recebia visitas, no qual só poderiam entrar duas pessoas na UTI, ele dizia que a sala estava cheia, que ele via que tinham outras pessoas além de duas, e esse fato se confirmou quando uma amiga da Elenice, sua esposa, disse que seu pastor da igreja havia falado que Deus tinha colocado todos os anjos dEle ao redor da cama do Paulo, e então a família sabia que ele estava sendo protegido, pois Deus estava cuidando dele. Em todo o tempo, entre as idas e vindas ao hospital, ele sofria com infecções, doenças, entre outras coisas, e a família em nenhum momento parou de orar e crer, deixando tudo nas mãos de Deus.
Depois de 2 longos anos, o Paulo se recuperou e todo o susto passou, ele não teve nenhum problema a mais, e apenas ficou a certeza para toda a família de que a oração foi o ponto forte de toda a recuperação dele. A palestra foi encerrada com uma passagem da bíblia que ficou marcada para o Paulo por tudo o que ele viveu, e nós nos emocionamos imensamente com tudo o que eles passaram.
O pós continuou com os tios Vanessa e Nauber comentando um pouco sobre a palestra e depois pedindo para que nós fizéssemos uma oração para uma pessoa que achássemos que precisava muito daquela intercessão, e então, nos ajoelhamos e fizemos um lindo momento de oração, o qual foi emocionante e marcante. Assim que terminamos, a tia Vanessa então pediu para que mandássemos uma mensagem para quem quer que tivéssemos orado, dizendo que tínhamos feito uma oração para aquela pessoa.
E então encerramos os 3 pilares da Quaresma, dando ênfase de que devemos permanecer nela, nos aproximando de Deus e permanecendo em reflexão, oração, jejum e caridade.
Espero que aqueles que não puderam ir a este pós, possam ter se emocionado com essa linda história e entendido um pouco mais o quanto a oração é essencial para estarmos na presença de Deus e colocarmos todas as nossas aflições nas mãos dEle.
E deixo aqui duas passagens da bíblia que nos fazem refletir sobre esse tema:
João 5: 14-15
"E esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito".
Filipenses 4: 6
"Não andeis ansiosos de coisa alguma. Em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças."
Naomi Nakane